SISTEMA BREATH
Sistema de produção de energia a partir de resíduos sem emissão de CO2
O que é o « Sistema Breath»?
O “Sistema Breath” gera energia elétrica e térmica a partir de substâncias orgânicas e plásticas tratadas de forma a não produzir ou libertar substâncias nocivas ao meio ambiente.
Os processos são baseados nos fundamentos da química, física e termodinâmica, mas sobretudo na observação do que vem acontecendo na natureza há milhões de anos.
Estes processos de degradação molecular, ou mais precisamente de “sublimação”, têm sido observados em gás natural e outros depósitos fósseis. O mesmo sucede com o “Sistema Breath”.
Este sistema converte biomassa, plástico ou resíduos em SYNGAS (gás sintético), que é usado num motor de combustão interna ligado a um gerador para a produção de energia. O calor gerado, não utilizado pelo sistema, pode ser totalmente disponibilizado para consumo privado ou industrial.
Sendo o principal objetivo do sistema não produzir emissões prejudiciais ao meio ambiente. A brilhante ideia do Prêmio Nobel de 1912 Paul Sabatier foi utilizada para a recuperação do dióxido de carbono: a '' Reação Sabatier''. Esta reação converte o dióxido de carbono em metano e água.
"Sistema Breath" em funcionamento
Todos os equipamentos e componentes do Sistema BREATH são instalados pelo fabricante num contentor de 40´de comprimento pronto a funcionar., sendo possível instalar vários módulos em paralelo, prontos a funcionar.
Esta solução Plug & Play permite uma mobilidade e disponibilidade total para que o Sistema BREATH possa ser transportado e instalado, sempre que necessário, próximo da fonte de combustível pretendido, com elevada redução dos custos logísticos e de transportes do combustível, resultando numa vantagem competitiva em relação a todos os actuais sistemas fixos de produção de energia eléctrica e térmica.

