Centro Inovador de Tratamento e Valorização de Resíduos
“Dar uma Nova Vida às embalagens de plástico”
A problemática dos plásticos no meio ambiente
A produção de plástico cresceu exponencialmente em apenas algumas décadas – de 1,5 milhões de toneladas em 1950 para 359 milhões de toneladas em 2018, em todo o mundo – e, com isso, a quantidade de resíduos plásticos também aumentou.
Na Europa, a recuperação de energia é a maneira mais utilizada para descartar os resíduos de plástico, seguida pela reciclagem. Cerca de 25% de todos os resíduos de plástico gerados são depositados em aterros.
Metade do plástico recolhido para reciclagem é exportado para ser tratado em países fora da UE. Os motivos para a exportação incluem a falta de capacidade, tecnologia ou recursos financeiros para tratar os resíduos localmente. Uma parte significativa dos resíduos plásticos exportados era, anteriormente, enviada para a China, mas com a recente proibição do país às importações de resíduos de plástico, é cada vez mais provável a redução das exportações pela UE. Isto acarreta o risco de um aumento da incineração e da deposição em aterros de resíduos plásticos na Europa. Entretanto, a UE já está a tentar encontrar alternativas mais circulares e ecológicas para gerir os seus resíduos de plástico.
A baixa percentagem de reciclagem de plástico na União significa grandes perdas para a economia e para o ambiente. Estima-se que 95% do valor do material das embalagens de plástico seja perdido para a economia após um curto ciclo da primeira utilização.
A cada ano, a produção e a incineração de plástico emitem, globalmente, aproximadamente 400 milhões de toneladas de dióxido de carbono (Co2), uma parte da qual poderia ser evitada através de uma melhor reciclagem.
Globalmente, em 2019, os investigadores estimam que a produção e incineração de plástico emitiu mais de 850 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Até 2050, essas emissões poderão aumentar para 2,8 mil milhões de toneladas, enquanto uma boa parte delas poderia ser evitada através de uma melhor reciclagem.
A Diretiva (UE) 2018/852, estabelece um objetivo comum para os Estados-Membros de reutilizar e reciclar até 2025, 50% dos Plásticos produzidos e até 31 de Dezembro de 2030 55% dos plásticos.

Breve descrição do projeto
Foi perante a problemática dos plásticos, a sua crescente produção e seus consequentes efeitos ambientais perversos bem conhecidos no nosso planeta e imbuídos de um espírito empreendedor que a Ambition & Honesty e os seus sócios, entenderam por bem dedicar uma especial atenção à problemática do tratamento e reciclagem dos resíduos plásticos.
Na realidade, a reciclagem de plásticos é um fator importante na transição para um mercado Mundial mais circular e verde. Com a reciclagem, o Mundo pode dissociar a sua dependência dos recursos naturais e trabalhar no sentido de uma economia mais sustentável e autónoma.
Os factores decisivos para essa transição, são as inovações tecnológicas, o design de produtos recicláveis e duráveis, o aumento da recolha seletiva, a classificação de qualidade e os processos de reciclagem otimizados. Garantir um futuro sustentável de plásticos depende do aumento da absorção de reciclados.
Assim, e como corolário dum profícuo trabalho de I&D levado a cabo, com o apoio de parceiros conceituados Europeus, no domínio dos equipamentos industriais dos plásticos mistos PP, PE & PET, foi, pois, possível conceber o Sistema de Tratamento & Valorização de Resíduos, um projeto estruturante amigo do ambiente, cujo principal objetivo visa o correto aproveitamento e consequente valorização dos resíduos plásticos com nova tipologia de triagem.
As unidades são instaladas recorrendo aos mais modernos equipamentos e tecnologias, os quais permitem reduzir, o mais possível os consumos de água e energia elétrica, recorrendo a um Sistema interno de tratamento e purificação das águas e da implementação de sistemas de produção de Energia eléctrica inovador que permite a produção de energia a partir dos próprios resíduos gerados em todo o processo de Tratamento e Valorização dos plásticos.
Com a apresentação deste Sistema Tratamento & Valorização de Resíduos de plásticos mistos PP, PE & PET enquanto projeto inovador e diferenciador, pensamos poder contribuir, para um mundo mais verde e com uma menor pegada ecológica.

